Alexandre Gama da Silva
Psicopedagogia (ABPp 570)
-
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade São Luís de França - Grupo Tiradentes
-
Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Centro Universitário Opet - Rhema
-
Pós-graduando em Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA) na Faculdade Amadeus
-
Graduando em Psicologia na Universidade Maurício de Nassau
-
Graduação em Letras Português e Espanhol
O que trata o Psicopedagogo?
Autismo
Por meio de uma avaliação abrangente das habilidades e dificuldades do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o psicopedagogo promove uma educação inclusiva e adaptada ao desenvolver estratégias pedagógicas personalizadas. Estas visam fortalecer a comunicação, a interação social e as habilidades de aprendizagem, promovendo a autonomia e a inclusão do aluno autista. Além disso, o psicopedagogo atua em parceria com pais e equipe multidisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento pleno e a integração do indivíduo autista na sociedade.
TDAH
O psicopedagogo identifica as necessidades e potenciais do aluno. Desenvolve estratégias pedagógicas personalizadas, focadas na melhoria da atenção, organização e habilidades sociais. Colabora com os educadores para implementar adaptações curriculares e técnicas que otimizem o aprendizado. Além disso, trabalha junto aos pais, orientando sobre como apoiar a criança no ambiente escolar e em casa. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor, onde o aluno com TDAH possa desenvolver seu potencial acadêmico e socioemocional.
Dislexia
O psicopedagogo identifica as dificuldades específicas do aluno no processo de leitura e escrita, proporcionando-lhe ferramentas para alcançar seu pleno potencial educacional e social. Desenvolve estratégias pedagógicas personalizadas para superar esses obstáculos, incluindo técnicas de fonética, fluência e compreensão. Colabora com educadores para adaptar o ensino, oferecendo suporte contínuo ao aluno. Além disso, trabalha o aspecto emocional, promovendo a autoestima e a confiança, fundamentais para o progresso acadêmico e o bem-estar geral do indivíduo com dislexia.
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."
Paulo Freire
Depoimentos
O que dizem os pacientes